A revista Forbes fez uma lista dos artistas que já morreram que mais arrecadaram dinheiro no ano de 2024. Os principais ganhos dos artistas que já se foram vêm dos rendimentos de seus catálogos musicais e dos direitos administrados por seus espólios.
O espólio de Michael Jackson obteve uma grande vitória este ano quando um juiz autorizou a venda de seu catálogo musical e direitos das gravações para a Sony, em um acordo de $600 milhões, apesar das objeções de sua mãe, Katherine Jackson. Além disso, várias outras fontes de receita, como o musical da Broadway inspirado em Jackson e produções em turnê, continuam a render milhões. Desde sua morte em 2009, estima-se que o “Rei do Pop” já tenha arrecadado mais de $3,3 bilhões.
Outro exemplo é Freddie Mercury, vocalista do Queen, que voltou à lista das celebridades mais bem pagas após sua morte, depois do primeiro retorno em 2020. Com uma estimativa de $250 milhões, esse ganho se deve à venda do catálogo da banda para a Sony, em um acordo avaliado em $1 bilhão, cujo valor foi dividido entre o espólio de Mercury e os membros originais do Queen, Brian May, Roger Taylor e John Deacon.
O ator Matthew Perry, famoso por seu papel em Friends, se tornou um dos poucos astros da TV a entrar na lista das celebridades mais bem pagas após a morte. Ao lado de seus colegas Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow e David Schwimmer, estima-se que ele continue faturando cerca de $18 milhões anuais em royalties da série, que ainda é um sucesso mundial.
Confira a lista completa:
- 1. Michael Jackson – $600 milhões
- 2. Freddie Mercury – $250 milhões
- 3. Dr. Seuss – $75 milhões
- 4. Elvis Presley – $50 milhões
- 5. Ric Ocasek – $45 milhões
- 6. Prince – $35 milhões
- 7. Bob Marley – $34 milhões
- 8. Charles M. Schulz – $30 milhões
- 9. Matthew Perry – $18 milhões
- 10. John Lennon – $17 milhões
- 11. James Brown – $15 milhões
- 12. Arnold Pálmer – $14 milhões
- 13. Whitney Houston – #13 milhões